Como Viajar de graça pelo Brasil – IDJovem

Essa semana eu estava tão empolgado procurando tempo para escrever esse post e finalmente encontrei agora, pois tenho certeza que esse assunto é interessante para muita gente, afinal quem não gosta de viajar, e já imaginou fazer isso de graça pelo Brasil?

Pois é, você sabia que atualmente existe um programa do governo que permite isso para jovens de 18 a 29 anos de baixa renda com até dois salários mínimos ou que participa de algum programa do governo, conheça agora o IDJovem.

O nome do programa se chama IdJovem e foi criado em 2016 pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de incentivar jovens ao acesso em programas culturais.

Ele funciona como uma espécie de carteirinha de estudante mais com uma diferença, você não precisa estar na faculdade/escola para utilizar, alguns dos benefício são:

  • Viajar de Graça ou com 50% de desconto em transportes interestaduais (serve apenas para ônibus);
  •  Cinema, Shows, Teatro com 50% de desconto.

O vídeo abaixo irá te explicar melhor como tudo funciona, veja:

Para utilizar o beneficio a pessoa precisa estar cadastrada no CRAS (Cadastro Único do Governo Federal) e com isso será gerado o NIS (Número de Identificação Social), normalmente participantes do bolsa família já possuí esse cadastro. Mas fique atento, após o cadastro ser feito, demora cerca de 30 dias para ser inserido no sistema e se você já tem, verifique se ele está ativo, pois é preciso fazer uma atualização a cada 24 meses.

Depois de ter se cadastrado vá até o site do IdJovem procure o campo “Emitir ID Jovem”, preencha o cadastro e automaticamente será gerado uma carteirinha online com um número de série e um QR code, simples assim, tudo na hora!

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu Smartphone ou impresso pela página da internet.

Após preencher o campo acima, será gerado na mesma hora a sua carteirinha do IDJovem

Eu inclusive já utilizei desse benefício na minha última viagem para o Rio de Janeiro e paguei apenas R$ 11,00 na passagem, valor equivalente aos impostos e pedágios.

No momento em que você vai comprar a passagem basta apresentar a carteirinha gerada para o atendente e informar que você precisa comprar uma passagem IDJovem, simples assim. Pronto, após ter suas passagens em mãos, basta conhecer o nosso Brasil.

Quer um resuminho de tudo mais detalhadamente, veja o vídeo abaixo:

O IDJovem tem validade de 180 dias, podendo ser renovado ao vencer, faça agora o seu cadastro CLICANDO AQUI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *