Madame Tussauds e o Museu de Cera – Você sabe quem foi?

0
0

Alguém pelo menos alguma vez na vida já ouviu falar das famosas estatuas de cera da Madame Tussauds, representada pelas mais diversas personalidade, Michael Jackson, Barack Obama, Lady Gaga, Justin Bieber, entre outros milhares que eu poderia falar aqui o dia todo. Não conhece? Dá um Google ai que com certeza você vai se impressionar.

Porém, quem foi Madame Tussauds? você já parou pra se perguntar? Exatamente sobre isso que eu vim falar no post de hoje. Quem foi a mulher que deu o nome de um dos mais famosos e conhecidos museus de cera do mundo?

Marie Grosholtz nasceu em 1761 na cidade de Estrasburgo, e morava junto com sua mãe de mesmo nome na casa de um famoso médico da época, chamado Dr. Phillipe Curtius que inclusive trabalhava com modelação em cera. Foi ele o responsável por ensinar essa arte para Marrie da qual carinhosamente o chamava de “tio”.

Marie viveu durante o período da Revolução Francesa, e nessa época, também recolhia as cabeças guilhotinadas de julgados para usa-las como molde para fazer as suas primeiras mascaras. Marie ficou reconhecida por suas técnicas artísticas quando se mudou para Londres, no ano de 1835, onde realizou a sua primeira exposição de museu de cera, que hoje não existem mais.

Resultado de imagem para Marie Grosholtz

A estátua de cera da artista “Marie Grosholtz” no museu de Londres.

Não demorou muito para que o primeiro museu da Madame Tussauds fosse fundado em Londres, inclusive em todos 14 museus ainda se utilizam a técnica que Marie, o que tornam as estátuas idênticas ao prestigiado, sendo inclusive considerado um dos museus mais visitados do mundo.

Marie morreu em sua casa na Baker Street em Londres aos 89 anos em 1850, e naquela época já era uma das mulheres mais reconhecidas do século XIX, sobrevivendo ao seu passado de recolhedora de cabeças guilhotinas e de filha adotiva.

Resultado de imagem para Museu Madame Tussauds de Londres

Museu Madame Tussauds de Londres, o primeiro de todos, inaugurado em 1835

Atualmente, existem 22 museus da Madame Tussauds espalhados pelo mundo alguns com mais de 200 anos de história, sendo 6 na América do Norte, 7 na Europa, 8 na Ásia e 1 na Oceania, sendo que o de Londres (o maior) recebe cerca de 3,5 milhões de visitantes anualmente, infelizmente o Brasil está fora dessa contagem, mas quem sabe um dia, não é mesmo?

Você acha esse número pequeno? Porém, mais de 500 milhões de pessoas, isso mesmo, meio bilhão de pessoas já viram alguma vez as estátuas da Madame Tussauds desde a sua inauguração.

Resultado de imagem para Hall central da Madame Tussauds de Nova York em Manhattan

Hall central da Madame Tussauds de Nova York em Manhattan

Cabelos, cilios, pêlos, barba, tudo isso é de verdade, e em cada museu, existem profissionais que são dedicados apenas para manter a boa imagem dos personagens e cada estátua demora cerca de quatro meses para ficarem prontas, e tem um valor médio de 150 mil libras, cerca de 600 mil reais e envolve o trabalho de 20 artistas.

Uma curiosidade assombrosa é o relato de um funcionário que 1996, percebeu que o cabelo da estátua de Adolf Hitler estava crescendo e inclusive precisou de um corte, sinistro não?

O maior boneco até hoje criado é o Hulk com 4,5 metros de altura e 2,4 metros de largura. Já o menor boneco criado até hoje (2018) é o da fada Sininho, do Peter Pan, com menos de 16 centímetros de altura. Veja abaixo e entenda como é feita as esculturas de cera.

O mais antigo e o maior museu, que está localizado em Londres já escapou de pelo menos três catástrofes no século 20: um incêndio em 1925, um terremoto em 1931 e a um bombardeio nazista durante a Segunda Guerra Mundial em 1940, onde se perderam mais de 300 estátuas, foi a maior baixa até hoje do museu.

Atualmente o artista recordista em estátuas nos museus espalhados pelo mundo é a cantora norte americana Lady Gaga, que somam mais de 23 estátuas ao redor do mundo, seguido por Michael Jackson com 18, Rainha Elizabeth II com 11, Shakira com 10 e Beyoncé com 09.

Resultado de imagem para Museu Madame Tussauds de Londres

Incrível né non? História tipo essas são coisas que me encantam muito. Pretendo quem sabe um dia visitar esse lugar, e trazer essa experiência em algum vlog ou até mesmo em um post para o blog, compartilhar com você, caro leitor. Espero que tenham gostado, não esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber as novidades do blog.

Até mais! 🙂

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *